Automação Industrial o que é e como funciona

Automação Industrial

Automação Industrial

Automação Industrial é um conjunto de técnicas destinadas a tornar automáticas a realização de tarefas, substituindo o gasto de bioenergia humana, com esforço muscular e mental, por elementos eletromecânicos computáveis. Ou seja, a automação transforma o que podemos fazer de forma manual, para forma automatizada, com a mínima intervenção humana.

Como funciona a Automação Industrial

Em uma indústria cada vez mais moderna, o trabalho manual tem sido substituído por máquinas. Atualmente os processos industriais em sua maioria são automatizados, e para que esses procedimentos funcionem perfeitamente, é necessário instrumentos e controladores.

Já parou para pensar na quantidade de produtos industrializados que usamos todos os dias? Considerando que a grande maioria vivem em um mundo industrializado, parece quase impossível produzir tanta coisa o tempo todo, é para isso que existem os processos de automação. São eles que conseguem atender a toda essa demanda. A criar e desenvolver novos produtos para o consumidor cada vez mais exigentes.

É importante entender que a tecnologia estar aí para ajudar com que os produtos fiquem cada vez mais modernos. E garantindo a fabricação mais rápida e eficaz, além disso, as soluções tecnológicas garantem padrões de higiene, qualidade e segurança.

Mas não pense que nós humanos estamos sendo deixados de lado! Para que esses recursos funcionem, é necessário profissionais para ajudar a controlar o funcionamento das linhas de produção.

A origem da Automação Industrial

Desde os primórdios os homens têm tentado reduzir o esforço físico em suas tarefas. Embora sua aplicação em massa seja mais recente, o conceito de automação tem origem do século I. Quando Heron de Alexandria usou a energia hidráulica para desenvolver sistemas mecânicos. Com o progresso da mecânica surgiram as primeiras máquinas.

Em 1623 o cientista alemão Wilhelm Schickard, desenvolveu a primeira calculadora, sem a qual, não teríamos os computadores e as máquinas modernas. Mais de um século depois, em 1745 um inventor Jacques de Valcanson criou o primeiro Tear Automático. Pouco mais de 50 anos depois, o protótipo inspirou outro francês, o mecânico Joseph Marie Jacquard a fabricar um novo tipo de Tear, em que as sequências de operações eram inscritas em cartões perfurados. A partir daí, nasceu a automação industrial, no século XX os métodos se aperfeiçoaram graças as técnicas de eletrônicas, da robótica e da informática, a inovação marcou o setor automobilístico, e hoje a automação é uma realidade em todos os pilares de produção.

 

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment