CLP’s – saiba mais sobre este aparelho essencial na indústria 4.0

Controladores lógicos Programáveis

CLP’s (Controladores lógicos Programáveis)

Quando o assunto é automação industrial, o primeiro nome que vem em nossa mente são os controladores lógicos programáveis (CLP), que a Protaquions utiliza, de maneira personalizada, em suas automações industriais. Antes muito complexo, hoje os CLP’s são essenciais na automação industrial, tornando-se item popular, principalmente na indústria 4.0.

Criados apenas para simular ações de relés em um circuito de Inter travamento. Porém, com o avanço tecnológico, os CLP’s incorporam funções avançadas, como controle estatístico, controle de malha e comunicação em rede.

Sendo um computador que é capaz de desempenhar funções específicas, a partir de um software criado especialmente para ele. Essencial para a indústria 4.0, ele é dividido em três partes, são elas:

Cartão de entrada

Ligados fisicamente a dispositivos como interruptores e sensores. Representa a parte sensitiva do CLP, as entradas que recebem os sinais externos digitais ou analógicos.

Cartão de saída

Aciona as cargas elétricas que o CLP irá comandar. Assim como os cartões de saída, podem atuar de maneira digital ou analógica.

CPU

A CPU é responsável por executar, ou não, as tarefas do programa. O aparelho verifica os status das entradas com base em sua programação, o equipamento atualiza as saídas do CLP. A CPU é divida por sistema de processamento e de memória.

O ponto forte é o fato de não precisar mais de flexíveis, ou seja, dá a liberdade de alteração quando desejável, não sendo mais necessário o uso de um computador ou algo do tipo. Outro ponto importante a ser destacado, é o fato do controlador ter a possibilidade de adicionar mais entradas e saídas no próprio aparelho.

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment