Comandos elétricos: funções e aplicações

Maquinário industrial com diversos comandos elétricos

Comandos elétricos

 

Os comandos elétricos são o princípio da automação, através de operações lógicas, a principal função deles é acionar máquinas e equipamentos elétricos. São encontrados em praticamente todos os setores de uma fábrica, como elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes, entre outros.

Componentes usados em comandos elétricos

Botoeiras

Elemento responsável por ligar e desligar os circuitos. Esses acionadores possuem cores diferentes, cada cor determina uma função que é definida conforme as normas regulamentadoras vigentes.

Verde: arranque, ligar e partida;

Preto: arranque, ligar e partida;

Vermelho: parar, desligar, botão de emergência;

Amarelo: inverter sentido, cancelar operação e eliminar condição perigosa;

Azul ou branco: qualquer função que não as anteriores.

Fusíveis

Conhecidos por muitos, por estar presente em diversas ocasiões do nosso cotidiano, como carros e caixas de força residenciais. Ele opera para proteger o circuito instalado contra curtos-circuitos.

Relé

É um interruptor eletromecânico, funciona quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, aciona o relé e possibilita o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicações do relé é usar baixas tensões e correntes para o comando no primeiro circuito, assim, protege o operador contra possíveis altas tensões.

Sinalizadores

Serve para sinalizar o operador de uma situação que requer atenção. Atuam com dispositivos luminosos ou sonoros e, como as botoeiras, são identificados por cores.

Verde: máquina pronta para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento;

Vermelho: estado de alerta e perigo, máquina anormal, parada por dispositivo de proteção ou emergência;

Amarelo: valor próximo do máximo para grandezas como temperatura ou corrente;

Incolor: máquina em funcionamento normal, circuitos sob tensão e prontos a funcionar;

Azul: qualquer função que não as anteriores.

Contator

Controla a passagem de altas correntes e são compostos por bobinas que produzem um campo eletromagnético que proporciona o movimento e mudança de posição dos contatos.

Disjuntores

Os disjuntores são dispositivos de proteção e assim como os fusíveis protegem os circuitos contra sobrecarga. A principal diferença é que o disjuntor não é descartável.

Protaquions Automação e Sistemas Industriais é referência em produtos e serviços diferenciados para automação da industria. Do chão de fábrica ao ambiente corporativo, a empresa avalia o cenário de cada cliente e indica os melhores componentes e serviços para solucionar os desafios apresentados.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment