Como atender a norma NR12 para a indústria

homem com equipamento de segurança do trabalho

Aplicação NR12 na Indústria

A segurança e a saúde do trabalhador sempre representaram grandes preocupações no campo industrial. A NR-12 – Norma regulamentadora 12, indica o que deve ser feito em máquinas e equipamentos para preservar a segurança do trabalhador e evitar o risco de acidentes no trabalho.

A maioria das empresas prefere terceirizar a implementação da NR-12: Desde a avaliação de risco até as adaptações das máquinas e equipamentos. Em muitos casos, essa opção é mais viável. Porém, é importante que o conhecimento adquirido durante a implementação seja amplamente compartilhado entre os colaboradores.

A aplicação da NR-12 começa na decisão e empenho da direção da empresa, e não deve ser encarada como um fator de atraso e prejuízo, mas sim como prioridade que não pode ser adiada.

Para atender a norma NR12 para a indústria, a Protaquions avalia os riscos e perigos de máquinas e equipamentos.

 

Como atender a norma NR12 para a indústria

Fonte: Abimaq

Diagnóstico

A Protaquions elabora uma análise de tudo que precisa ser feito. Essa avaliação é específica para cada setor. Os profissionais utilizam para este levantamento, relatórios, fotos, entrevistas e outras informações.

Planejamento

Coletada todas os dados informações, chega o momento de elaborar um plano de ação eficiente, viável e bem determinado, principalmente com prazos e recursos.

Este planejamento deve ser amplo, e precisa englobar todos os setores da empresa. Além disso, é preciso aplicar os requisitos da norma conforme a exigência de cada máquina ou equipamento.

Execução e instalação da NR12

Um ambiente que suporta várias máquinas deve ter instalações adequadas e arranjo físico seguro garantindo que as pessoas possam desenvolver suas atividades sem que corram riscos.

 

 

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Write a comment