Como será o profissional da nova revolução industrial?

Mãos robótica e humanas se tocando

O profissional da nova revolução industrial

A manufatura avançada deve revolucionar as linhas de produção para gerar produtos mais inovadores e customizados. Com robôs mais participativos no processo, mudará também o perfil dos profissionais que as empresas procuram.

Para analisar o impacto destas mudanças na vida dos profissionais, é necessário olhar para a Alemanha, pois, é lá que a Indústria 4.0 está mais evoluída. Estimativas do Boston Consulting Group indica que aumento de 6% no número de empregos na indústria nos próximos 10 anos. No setor de engenharia mecânica, a previsão é de 10% de novas vagas. A tendência é que o número de profissionais com alta qualificação aumente no mercado.

Para conquistar um espaço nas fábricas do futuro, o profissional deverá desenvolver novas habilidades. Por exemplo, aprender a dividir o espaço com um robô colaborativo. Isso gera espaço para exercer funções mais complexas e criativas. O funcionário não será mais responsável por desempenhar apenas uma função específica, mas fará parte de todo o processo produtivo.

Requisitos do profissional 4.0

Visão técnica

Formado em áreas como engenharia da computação ou mecatrônica, que entenda de tecnologias máquina-máquina e internet das coisas tem isso como diferencial.

Multidisciplinar

Conhecer um pouco de tudo e ser especializado em diversas frentes é uma boa estratégia. É preciso lidar com diversas áreas de graduação para entender por completo o processo industrial.

Colaboração

Saber se comunicar e ter bom relacionamento com os colegas. A colaboração ganha força no ambiente digitalizado.

Idioma

Torna-se fundamental se comunicar com outros países. Além disso, para aprendizado, com livros, textos e artigos.

Senso crítico

Importante ter capacidade analítica para cruzar dados e tomar decisões a partir de informações fornecidas pela máquina.

Flexibilidade

Capaz de se adaptar às mudanças e às novas funções. Além de aprender a lidar com equipamentos interconectados.

 

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment