Infraestrutura e conectividade de redes na Indústria 4.0

homem mexendo em inteligência artificial

Infraestrutura e conectividade de redes na Indústria 4.0

A indústria 4.0 é um ecossistema digital onde pessoas e máquinas trocam informações, para que isso seja possível, é necessário conectar estes elementos em uma rede, de maneira que os dados possam trafegar em um sistema automatizado e que permita o acesso ao processo de maneira fácil.

 Qual rede utilizar para a indústria 4.0?

 Com os desafios tecnológicos impostos por esta revolução industrial sempre surgem dúvidas em relação a redes para usar dentro de uma fábrica. O padrão é usar a rede Ethernet, com diversos modelos de roteamento, como cabos, WiFi e rádios. Na parte interna, como máquinas e equipamentos, geralmente é usado padrão Ethernet ou Seriais, com mídias que simplificam a conexão como Wireless e FO, além de Gateways ou proxy para convergência de dados.

 Rede Ethernet na Indústria

A rede Ethernet na indústria, permite a interconexão de todos os dispositivos de automação e controle, troca informações no ambiente local e trabalha com Cloud Computing (computação nas nuvens). Este tipo de aplicação tem uma maior facilidade na instalação e projeção aliado com baixo custo de componentes, quando comparado com outros tipos de cabeamento. Este modelo permite diversos protocolos dentro do padrão, o que facilita a operação e pode ter diversos operadores em muitos locais diferentes.

 Dicas para planejar redes para a Indústria 4.0

 De início, é importante montar todo o fluxo de negócios e relações com a rede, após isso, o recomendado seria preparar o cabeamento para ser produtor e consumidor de informações. Fazer um projeto de conexão física para segurança é útil, caso utilize e tenha problema com Wireless. Por fim, e mais importante, treinar pessoas em novos formatos de tomada de decisão, que é o caminho da indústria 4.0.

Related Posts

Write a comment