Internet das Coisas: tudo o que você precisa saber

internet das coisas

Você já deve ter ouvido sobre a Internet das coisas, mas com toda certeza, ouvirá muito mais. O termo é a tradução literal da expressão em inglês Internet of Thing (da sigla IoT). Tem como conceito, fazer com que as máquinas, dentro da indústria 4.0, para realizar funções específicas.

Com proposta de conectividade, ela torna as máquinas inteligentes, para desempenhar funções que vão além de sua programação inicial. Portanto os equipamentos se tornam mais competentes, melhorando a eficácia linha de produção.

Este serviço, porém, necessita de um sistema de controle, para processar as informações de todo maquinário. Geralmente é utilizado a navegação em nuvem para isso, para garantir o acesso a ela a partir de qualquer lugar.

O IoT gera otimização da fábrica, indicando, por exemplo, peças com defeitos, quais máquinas produzem mais e se a matéria prima tem histórico problemático. Também funciona na qualidade dos produtos, com verificações precisas, pode ver se o item está com defeito e assim, trocá-lo. Ela pode, dentre outras coisas, permitir que cada dispositivo utilize apenas os recursos necessários, evitando desperdícios como energia e outros.

Padronização:

Exemplos mostram que as tecnologias usadas na Internet das coisas variam conforme aplicação. Porém, isso não quer dizer que padronizações não sejam necessárias. A indústria já vem se organizando para estabelecer padrões que trazem segurança, viabilidade, integridade, disponibilidade e desempenho. Assim, as empresas buscam esta adequação no mercado, para atuar de maneira integrada, melhorando a operação de seu produto.

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment