Novotec 2019: programa de cursos técnicos gratuitos em SP

Homem e mulher aprendendo a manusear instrumento industrial

Programa de cursos técnicos gratuitos em SP

Quem busca maiores chances no mercado de trabalho deve ficar de olho no programa recém-lançado pelo Governo de São Paulo, o Novotec. A iniciativa pretende ofertar oportunidades de cursos técnicos gratuitos para jovens matriculados no ensino médio da rede pública. Assim, os alunos concluem a educação básica e conseguem dois diplomas.

De acordo com o novo governador João Doria (PSDB), o Brasil está passando por um processo de recuperação em sua economia. As empresas estão mais confiantes, portanto, é o momento ideal para qualificar mão-de-obra para ocupar as vagas de emprego.

O novo programa do governo de São Paulo vai se apoiar no Centro Paula Souza, uma autarquia que já existe no estado e promove formação de qualidade em 300 municípios. A rede conta com 223 escolas técnicas (Etecs), além de 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Como vai funcionar o Novotec?

O Novotec será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com o Centro Paula Souza. Dentro de três anos, o governo de São Paulo espera contribuir com a formação de 180 mil jovens matriculados na rede estadual de ensino.

Os estudantes terão a chance de participar de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Trata-se de uma formação rápida e focada nas necessidades do mercado de trabalho, portanto, uma ajuda para conseguir o primeiro emprego logo após sair da escola.

Através do Novotec, o aluno participará de 6 aulas por dia. No contraturno, poderá trabalhar ou estagiar. Nesse primeiro momento, o programa será implantado em 36 cidades.

Para garantir uma formação técnica de qualidade, as escolas da rede estadual não serão reformadas. Na verdade, elas irão compartilhar a infraestrutura de qualidade do Centro Paula Souza, bem como os professores.

O Governo do Estado de São Paulo confirmou que, neste ano de 2019, serão ofertadas 5,4 mil vagas de ensino médio integrado ao técnico.

Cursos Novotec Móvel

O Governo de São Paulo também quer implementar uma versão itinerante do programa. O Novotec Móvel vai levar cursos rápidos de qualificação profissional para diferentes localidades do estado. Cerca de 1,5 mil vagas serão preenchidas só nesse ano, com o início das aulas previsto para agosto.

A carreta do Novotec Móvel será responsável por promover cursos de Petróleo e Fás, Metrologia, Automação Industrial, entre muitos outros.

Fonte: Via Carreira

Protaquions Automação e Sistemas Industriais é referência em produtos e serviços diferenciados para automação da industria. Do chão de fábrica ao ambiente corporativo, a empresa avalia o cenário de cada cliente e indica os melhores componentes e serviços para solucionar os desafios apresentados.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment