O impacto da inteligência artificial na indústria 4.0

Inteligência artificial na indústria 4.0

As novas tecnologias como a inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT), levam a produção industrial a um padrão de eficiência elevado, o que faz com que as empresas decidam adequar novos investimentos nesta área.

Estes processos otimizam processos de negócios, eles possibilitam prever problemas futuros, evitar acidentes, aumentar produtividade de funcionários, além de fornecer aos clientes um produto mais personalizado.

No Brasil, o cenário ainda é embrionário, em pesquisa de 2018 sobre Investimentos em Indústria 4.0 realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que apenas 17% das empresas que vão investir nestas tecnologias pretende investir em sistemas inteligentes de gestão e inteligência artificial. Ainda de acordo com o relatório, 77% das empresas estão em estágio atrasado em aplicações de tecnologia no setor produtivo.

Inteligência Artificial e o agendamento do serviço em campo

A combinação entre Internet das Coisas e IA também pode ajudar a agendar compromissos com base no histórico de manutenção do maquinário.

Isso porque vários aspectos afetam a necessidade de reprogramar um compromisso de serviço, como o tempo impreciso e estimado de viagem e duração do trabalho, peças incorretas ou ausentes e até mesmo as condições climáticas.

Inteligência Artificial e a manutenção preditiva

A inteligência preditiva fornece um alerta antes que as máquinas quebrem, o que permite que a empresa agende antecipadamente o tempo para reparar ou substituir uma peça para que o período de inatividade seja o menor possível, isso mantem o chão de fábrica funcionando no prazo e limita as interrupções.

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Write a comment