O que é a Indústria 4.0? Mudanças e benefícios

Indústria 4.0

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 ou manufatura avançada como é conhecida aqui no Brasil,  foi criada pelo governo alemão para o seu programa de desenvolvimento de fábricas inteligentes, versáteis e eficientes. Sustentadas pela computação, automação e conectividade.

Antes de falar dessa nova era da indústria, vale a pena citar as características que marcaram a Indústria 1.0, 2.0 e 3.0.

A primeira revolução industrial foi em 1784 com criação da máquina a vapor, da ferrovia e dos tecidos. Já a segunda revolução industrial, foi em 1870, com a eletricidade, petróleo, química e aço. A terceira, em 1960, que envolveu o computador, a microeletrônica e das telecomunicações.

A terceira revolução popularizou o computador, ampliou as aplicações da robótica, difundiu no mundo a comunicação via satélite e nos fez entrar na era da internet, agora vivemos uma nova onda tecnológica. A indústria 4.0.

A quarta revolução industrial é a convergência de várias tecnologias que podem ser aplicadas ao processo produtivo, ela permite a conversa entre o real e o virtual. A modelagem do virtual para aplicação no real, ou seja, é possível produzir conceitos de fábrica dentro do mundo virtual, testa-los, para depois implementar no mundo físico.

As grandes novidades da Indústria 4.0

Uma das principais novidades é “internet das coisas” ou IOT, do termo em inglês, “internet of things”- são equipamentos conectados à internet que interagem e se integram com . É possível integrar máquinas, produtos, sistemas e pessoas.

Já se usa o termo específico para indústria, o (IIoT) — Internet das Coisas na Indústria. O fato é que, a cada dia se torna mais fácil reunir e analisar dados de toda a produção. Assim, é possível identificar problemas antecipadamente, os processos ficam mais rápidos e mais eficientes para produzir bens de alta qualidade a custos reduzidos.

Benefícios da Indústria 4.0 para empresas

A quarta revolução industrial, é muito mais que tecnologia, trata-se de uma nova condição de interpretar um negócio tecnológico. Um dos principais aspectos a ser considerado nessa nova era industrial, é a mudança do modelo de negócios, decorrentes dessas transformações.

Com isso a nova indústria, trará benefícios como: ganho de produtividade, manufatura enxuta, personalização em escala sem precedentes, redução de custos, transparência nos negócios, aumento da segurança, redução de erros, economia de energia, conservação ambiental, fim do desperdício e aumento da qualidade de vida.

Fatores de maior impacto nos próximos cinco anos:

  • Mudanças regulatórias
  • Surgimento de novos modelos de negócios
  • Evolução econômica/ comercial
  • Tecnologias inteligentes e autônomas
  • Cliente mais empoderados e experiente em tecnologia

Principais desafios para as empresas na Indústria 4.0:

  • Ritmo acelerado da mudança tecnológica
  • Soluções personalizadas
  • Tecnologia inovadoras
  • Grande diversidade de clientes e mercado
  • Pressão permanente sobre os custos
  • Globalização
  • Aumentar a importância da disponibilidade do produto e entrega rápida
  • Aumento dos custos de energia e consciência ambiental
  • Redes, flexibilidade e adaptabilidade na produção

Bem-vindo à 4° Revolução Industrial, o futuro da indústria!

 

A Protaquions Automação e Sistemas Industriais é referência em produtos e serviços diferenciados para automação da industria. Do chão de fábrica ao ambiente corporativo, a empresa avalia o cenário de cada cliente e indica os melhores componentes e serviços para solucionar os desafios apresentados.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Write a comment