O que faz um técnico de automação industrial?

profissional olhando a fábrica ao fundo

O que faz um técnico de automação industrial?

Desde a primeira revolução industrial até hoje, as máquinas ocupam mais espaço na linha de produção. Porém, para manter as máquinas e linha de produção em bom funcionamento, existem os técnicos de automação industrial. O aquecimento da economia brasileira fez com que o setor voltasse a investir em ampliação e desenvolvimento industrial, isso faz com que as oportunidades de trabalho também cresçam.

O técnico de automação industrial é responsável pela modernização de processos produtivos na indústria. Projeta máquinas, equipamentos, componentes robóticos, sistemas de integração e automação. Desenvolve softwares, instala e programa máquinas, bem como realiza manutenção das mesmas. A profissão é bem flexível, dificilmente o profissional atuará somente atuará no chão da fábrica ou apenas na mesa de projetos. A carga horária é dinâmica, assim, é comum ver profissionais que trabalham aos finais de semana e feriados. É considerada profissão do futuro, devido o advento da Indústria 4.0 no mundo.

Veja algumas de suas atribuições:

– Fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas;

– Preparar listas de I/O, elaborar telas em IHM (Interfaces Homem Máquina) e supervisórios;

– Especificar hardwares de Controladores Lógico-Programáveis (CLPs) e programar neles, configurar redes, comissionar máquinas e realizar start-ups na planta;

– Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores. Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos e de redes industriais (como a Ethernet);

– Parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores, relés, multimedidores etc.

– Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas. Operar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.

Conhecimento

O setor está em constante evolução. Assim os técnicos devem ter um conhecimento em diversas atividades relacionadas. A graduação tecnológica capacita o estudante a desenvolver, implementar e manter sistemas de controle e automação, com objetivo de otimizar os processos e reduzir custos.  Muitas empresas exigem o conhecimento prévio em sistemas de determinados fabricantes, além de noção em outros programas, como o AutoCAD.

Salário

Segundo o Guia do Estudante, o salário de um tecnólogo de automação é de R$ 2.500,00 por seis horas de trabalho. Isso varia conforme a empresa, o ramo de atuação e nível hierárquico.

Saiba mais sobre a profissão do futuro em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/senai/cursos-tecnicos-senai/noticia/tecnico-em-automacao-por-que-esta-e-uma-das-profissoes-do-futuro.ghtml

 

Protaquions oferece soluções customizadas e integradas nas áreas de projetos elétricos, pneumáticos, mecânicos e de automação. Bem como, monitoramento e controle de processos, fabricação, manutenção e reparos de equipamentos criogênicos.

Para consultar nossos serviços de Automação Industrial, entre em contato clicando aqui.

Related Posts

Write a comment